Uma inspeção, realizada em dezembro de 2018, em 17 estados do país, em um total de 40 hospitais psiquiátricos, constatou irregularidades, como violação de direitos humanos e violência.
Carolina Mercante, do Ministério Público do Trabalho, revelou que foi verificado diversas situações de violência física e sexual. Nas imagens, há pessoas amarradas, em situações extremas.
Essas unidades verificadas são reincidente, já estavam listadas como hospitais que não cumprem as exigências do Ministério da Saúde.
Alguns descumprem regras com pacientes, outros burlam as normas de equipe mínima hospitalar. Algumas dessas unidades têm ações judiciais no Ministério Público do Estado.
Caroline conta que, durante as visitas, ela encontrou pacientes internos trabalhando em serviços do hospital. Havia paciente fazendo limpeza, lavando roupas, participando de atividades de construção civil, distribuindo refeições, administrando medicamentos e até ajudando a fiscalizar os portões, para evitar a fuga de outros pacientes.